A COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DIAGNÓSTICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIFESSPA
Leandro Laranjeira da Silva, Licenciado em Ciências Naturais-Biologia, mestrando do Programa de Pós graduação em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, leandro.laranjeira@unifesspa.edu.br.
Alessandra de Rezende Ramos, Doutora em Genética e Biologia Molecular, Docente permanente do Programa de Pós graduação em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, rezende@unifesspa.edu.br
Introdução
Alguns pesquisadores vêm mostrando as contribuições que a História e Filosofia da Ciência (HFC) pode trazer ao ensino. Marques (2015) aponta que é necessário promover debates e discussões entre os pesquisadores de ensino de ciências e os historiadores da ciência. Saito (2010) expõe algumas potencialidades pedagógicas da História da Ciência, objetivando investigar a interação entre História da Ciência e Ensino. Desta forma é destacado as contribuições que essa área de conhecimento traz ao ensino, uma vez que propicia ao estudante a oportunidade de pensar a ciência como um conhecimento historicamente produzido.
Neste contexto, Belo (2019) aponta que o conhecimento historicamente produzido da atividade científica é um importante elemento agregador e motivador para todos os estudantes de ciência. Outrossim, Moura (2014) afirma que o entendimento da natureza da ciência, um ramo de conhecimento dentro da HFC, é considerada uma das premissas primordiais para a formação de docentes mais críticos, conectados ao contexto de mundo e realidade em que vivem. Já Oliveira, Silva (2011) sugerem que a HFC pode influenciar a visão de ciência do estudante, tornando-o, talvez, um cidadão crítico. Em virtude disso, é inegável a discussão, do ponto de vista epistemológico, que permita compreender a construção dos fatos científicos e a visão da ciência com fundamentos comuns e imutáveis.
Entretanto no Brasil ainda há carências de professores pesquisadores com formação na área de conhecimento da HFC, principalmente por esta área ter registros recentes de atuação acadêmica. O primeiro Programa de Pós Graduação (PPG) voltado a área de História e Filosofia da Ciência foi criado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), recomendado pela Capes em 1999. A partir de então, diversas instituições de ensino superior brasileiras já contam com programas na área, tais como: PPG Ensino, Filosofia e História da Ciência da UFBA, o PPG História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ e o PPG em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC.
Como já exposto, a HFC apresenta grande relevância para a formação de cidadãos críticos. Neste sentido, buscou-se investigar a presença da componente curricular HFC nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). A UNIFESSPA, antigo Campus de Marabá, foi criada em 5 de junho de 2013, por meio do desmembramento da Universidade Federal do Pará. Esta Instituição de Ensino Superior apresenta uma estrutura multicampi, presente em cinco municípios (Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara), oferecendo 42 cursos de graduação, bacharelado e licenciatura, em diversas áreas do conhecimento e 18 Programa de Pós Graduação. A Instituição atua há 6 anos na região, tendo como abrangência 39 municípios da mesorregião do Sul e Sudeste paraense, e ainda com potencial impacto no norte do Tocantins, sul do Maranhão e norte do Mato Grosso, promovendo a formação de profissionais em nível superior para atuarem na região (UNIFESSPA, 2019).
O presente trabalho objetiva realizar um levantamento da inclusão da componente curricular HFC, e afins, nos cursos de graduação oferecidos pela UNIFESSPA, delineando assim um perfil epistemológico dos cursos, no que tange a essa área do conhecimento.
Métodos
Para a investigação da presença da componente curricular HFC nos cursos de graduação foi utilizados descritores gerais e específicos. Como descritores gerais foram empregados os termos: história, filosofia da Ciência e epistemologia. Para os descritores específicos foi utilizado os termos: construção do conhecimento, conhecimento científico, epistemologia das ciências e desenvolvimento histórico da ciência. A Análise Documental foi empregada nos Projetos Políticos dos Cursos (PPC’s) da Unifesspa (Tabela 1), e como critério de inclusão/exclusão usou-se o título das componentes curriculares HFC e afins. Posteriormente foi analisado o ementário das componentes curriculares HFC e afins, dos cursos selecionados na etapa anterior, tendo como critério de inclusão/exclusão os conteúdos. Os dados encontrados foram tabulados em gráficos e quadros utilizando o programa Microsoft Excel 2016.
Figura 1: Institutos e siglas de todos os cinco Campi da Unifesspa
Fonte: Autores, 2020.
Resultados e discussão
Os PPC’s de 42 cursos foram analisados, compreendendo todos os Institutos da Unifesspa. Os Institutos localizados fora do Campus sede estão situados nos municípios de Rondon do Pará (ICSA), Xinguara (IETU), São Felix do Xingu (IEX) e Santana do Araguaia (IEA). Todos os outros Institutos fazem parte da sede da Unifesspa, situada em Marabá. Os descritores forneceram um panorama geral dos cursos que contém HFC ou semelhante, pois apresentam uma visão ampla e sistemática desta componente curricular nos cursos.
Figura 2: Panorama da distribuição da componente curricular HFC nos cursos da Unifesspa.
Fonte: Autores, 2020.
O primeiro levantamento permitiu observar que em todos os institutos, exceto IGE, há cursos que contém a disciplina de HFC ou semelhante (Figura 2). Além disso, no ICH todos os cursos apresentam essa disciplina. Vale ressaltar que o Instituto de Humanas oferta os cursos de Pedagogia, Educação do Campo, História, Ciências Sociais e Geografia, e considerando o perfil acadêmico e a área de conhecimento destes cursos já era esperado este resultado. Em contrapartida o IGE oferta cursos de diferentes engenharias e geologia, áreas tecnólogas, denominadas por alguns pesquisadores como Hard Science, sendo comum a ausência de disciplinas que contém conhecimento filosófico e epistemológicos (Beato, 1998).
Tradicionalmente a componente curricular de HFC é ofertada em cursos das ciências naturais e exatas, principalmente licenciaturas. Esse padrão é parcialmente encontrado nos cursos de graduação da Unifesspa, entretanto os cursos de Ciências Naturais do ICE e Licenciatura em Ciências Biológicas do IEX não apresentam a componente curricular HFC ou semelhante.
Scheid, Ferrari, Delizoicov (2016) argumentam que a formação acadêmica dos docentes de ciência precisa contemplar uma concepção epistemológica dentro da HFC, uma vez que fornecem subsídios para combater as concepções equivocadas da ciência.
Posteriormente foi aplicado os descritores específicos no ementário das disciplinas HCF, estes forneceram elementos para uma análise refinada desta componente (Tab. 2), no que tange aos aspectos teóricos e epistemológicos.
Figura 3: Cursos que contém a componente curricular após a análise por descritores específicos.
Fonte: Autores, 2020.
É consenso entre os pesquisadores que a HFC deve ser inserida no ensino de ciências, e consequentemente, na formação destes docentes. Moura (2014) atenta para o fato de que alunos e professores não somente aprendem e ensinam ciência, mas também sobre a ciência, uma vez que a compreensão destes conhecimentos é uma premissa fundamental para a formação de professores e alunos mais críticos com o mundo e a realidade em que vivem.
Nesta perspectiva os cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Química do ICE, propiciam aos estudantes ferramentas de discussões e debates epistemológicos dessa construção do conhecimento. Não obstante, os cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Saúde Coletiva, apesar de formarem bacharéis, também oferecem pressupostos que tratam da construção, estabelecimento e organização do método científico, assim como da história da ciência.
Considerações Finais
Esta análise preliminar permitiu mapear e identificar os cursos de graduação da Unifesspa que abordam as concepções da HFC. Além disso, nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas, que promovem a formação docente, constatou-se a ausência desta disciplina que é fundamental para o pensamento crítico dos discentes. A partir desta análise será realizado um levantamento nas instituições de referências na área de História e Filosofia da Ciência com o objetivo de comparar as ementas dos cursos de graduação e verificar a abordagem utilizada na Unifesspa.
Referências Bibliográficas
BEATO F., Claudio C .. "Hard Sciences" e "Social Sciences": Um Enfoque Organizacional. Dados , Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, pág. , 1998
BELO, José MC. História da ciência, práticas discursivas e comunicação didática: uma breve reflexão. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 20, p. 435-441, 2019.
MARQUES, Devidi Marcio. Formação de professores de ciências no contexto da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 1-17, 2015.
MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
OLIVEIRA, RA de; SILVA, APB da. A História da Ciência no Ensino: diferentes enfoques e suas implicações na compreensão da Ciência. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, 2011.
SAITO, Fumikazu. História da ciência e ensino: em busca de diálogo entre historiadores da ciência e educadores. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 1, p. 1-6, 2010.
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre a natureza da ciência num curso de ciências biológicas: imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 157-181, 2016.
UNIFESSPA. 2019. Unifesspa: conquista da nação brasileira. Disponível em <https://www.unifesspa.edu.br/historico> Acesso em: 31/11/2020.
Na sua pesquisa foi possível encontrar pressupostos que, evidenciem a falta de HFC nos cursos de licenciaturas principalmente, como sendo uma possível causa de déficit no trabalho docente e na aprendizagem das ciências ?
ResponderExcluirBoa noite, obrigado pelo questionamento.
ExcluirBom inicialmente analisei os PPC's em busca da ausência e presença da disciplina nos cursos, é fato que a disciplina pode dar pressupostos que amplia a visão da ciência e da construção do conhecimento científico que pode influenciar no ensino e aprendizagem de Ciências, todavia é necessário realizar um estudo mais aprofundado avaliar esse déficit.
Qual sua percepção para o resultados dessa pesquisa e é possível uma mudança nos PPC dos cursos da UNIFESSPA, para aborda tal tema ?
ResponderExcluirThayna Dias
A pesquisa será voltada para a Unifesspa, e como sendo uma universidade em construção pode contribuir para discussões e atualizações dos PPC's, do ponto de vista epistemológico. Sendo assim, poderá contribuir para a formação acadêmica dos discentes.
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