A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE CRIATIVIDADE MATEMÁTICA E SITUAÇÕES PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES

Leonardo Silva Diniz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, diniz@unifesspa.edu.br
Ronaldo Barros Ripardo, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, ripardo@unifesspa.edu.br 

Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi apresentar um levantamento do Estado da Arte sobre trabalhos que discorram sobre o tema criatividade matemática e solução de situações problemas. Foram identificados 72 trabalhos entre teses e dissertações nos repositórios da Capes, BDTD, RCAAP e no catálogo de teses e dissertações divulgados pela revista Zetetiké. Porém, desse total, apenas 24 correspondem ao objetivo da pesquisa. Portanto, desse levantamento observa-se um número expressivo de trabalhos, porém, poucos discutem com o foco dessa investigação.
Palavras-chave: Educação matemática; Criatividade; Estado da Arte; Situações Problemas.

Introdução
Dada a relevância ao tema criatividade, por estar presente em praticamente todas as áreas do conhecimento, incluindo a matemática, é que se propôs desenvolver essa pesquisa vinculando o potencial criativo ao desenvolvimentos de situações problemas. Segundo Gontijo (2006), a formulação de problemas matemáticos corresponde um importante componente curricular que dependendo de como é apresentado aos alunos, pode estimular a criatividade e desenvolver o raciocínio matemático. Diante dessa potencialidade, o objetivo dessa pesquisa foi mapear os principais trabalhos que discutem o tema criatividade matemática e solução de situações problemas. 

Método
Na busca por compreender a produção científica sobre o tema criatividade matemática e solução de situações problemas, teve-se como foco a investigação de teses e dissertações produzidas no Brasil e em Portugal. Para isso, foram realizadas buscas em três bases de dados virtuais: o Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e a Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações (BDTD), além do catálogo de teses e dissertações divulgados pela revista Zetetiké.

Para essa busca foram utilizados termos como: “Criatividade matemática”; “Criatividade problemas”; “Criatividade geométrica”; “Criativo problemas”; “Criativo geometria”; “Criativo matemática”. Dos resultados encontrados, foram selecionados inicialmente apenas os trabalhos que continham em seus títulos algum desses termos, totalizando 72 trabalhos identificados. 

Figura 1 - Mapa conceitual da pesquisa nos repositórios

Ao fazer a leitura dos resumos dessas pesquisas, identificamos que apenas 46 discutiam a criatividade matemática e/ou situações problemas. Destes, apenas 24 convergem ao objetivo dessa investigação que é identificar pesquisas que discutem diretamente a criatividade e situação problema.

Resultados e discussão
Foi possível categorizar os 24 trabalhos, considerando as relações de proximidades entre seus objetivos em cinco eixos temáticos: 

Criatividade e conhecimento matemática;
Foi classificado como pertencente a esse eixo três pesquisas, na qual discutem que as motivações para criatividade matemática podem estar no próprio conhecimento matemático dos investigados. Dentre os trabalhos envolvidos incluem a validação de testes de criatividade matemáticos além de, trabalhos que procuram investigar as potencialidades das tecnologias de informações na promoção da criatividade.
  • Criatividade e prática pedagógica em matemática;
Aqui são destacados nove trabalhos que se propuseram a investigar a criatividade por meio do desenvolvimento de tarefas pelos alunos.
  • Criatividade e solução de situações problemas;
Nesse eixo foram identificados três trabalhos, cujo principal foco foi discutir a promoção da criatividade matemática dos alunos a partir da solução de problemas. 
  • Criatividade e formulação de situações problemas;
Para esse eixo, foram classificados três trabalhos que, investigaram elementos da criatividade como: fluência, originalidade e flexibilidade nas formulações de situações problemas de matemática. 
  • Criatividade e comportamento.
Nesse eixo, foram registrados trabalhos que focaram principalmente em investigar como os alunos desenvolve a criatividade, ou seja, quais comportamentos ou quais aspectos surgem no momento de produção de atividades que caracterizam a criatividade matemática. 

Considerações finais
Desse levantamento bibliográfico foi possível localizar um número expressivo de trabalhos. Porém, muito incipiente as pesquisas com o foco na criatividade matemática e solução de situações problemas. Em face a relevância dessa temática representada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao definir que uma das competências da educação básica é fazer com que o aluno possa exercitar a curiosidade intelectual, além de, formular e testar hipótese no processos de soluções de problemas. Diante desse parâmetro, destacamos a importância dessa investigação para o contexto educacional uma vez que, pode contribuir para promover o conhecimento matemático dos alunos. 

Referências 
BDTD. Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Banco de teses e dissertações. Disponível em < http://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs>. (Último acesso em 29/08/2020).

CAPES. Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Banco de teses e dissertações. Disponível em <http://bancodeteses.capes.gov.br>. (Último acesso em 03/07/2020).

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular- BNCC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit
e.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.

GONTIJO, Cleyton Hércules. Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em matemática. Linhas Críticas, vol. 12, núm. 23, jul-dez, 2006 Universidade de Brasília. Brasília, Brasil.

RCAAP. Repositório científico de acesso aberto de portugal. Disponível em <https://www.rcaap.pt/about.jsp>. (Último acesso em 29/08/2020).
ZETETIKÉ. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, v. 1, n. 1, nov. (1993). Disponível em <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/about>. (Último acesso em 29/08/2020).

Comentários

  1. A partir da tua pesquisa, tu encontrastes trabalhos que abordam o aspecto artístico da criatividade? Se sim, como esse aspecto influenciou o desempenho dos alunos a partir desses estudos? Amanda Gil C. de Lima

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    Respostas
    1. Boa tarde, Amanda Gil! Obrigado pela pergunta.
      Identifiquei sim alguns trabalhos que fazem essa abordagem da criatividade com a arte, porém, foi descartado por não contemplar os anseios da pesquisa uma vez que, o objetivo era localizar trabalhos que discutem a criatividade por meio de situações problemas. Aliás, criatividade e arte foram por muito tempo vistas como algo indissociáveis. Ou seja, a criatividade era vista como habilidades atribuídas exclusivamente aos artistas, como apresentado por Lima (2001) em sua tese de doutorado "Solução de problemas: habilidades matemáticas, flexibilidade de pensamento e criatividade" no qual destaca alguns autores que evidenciam essa especificidade.
      Leonardo Silva Diniz

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