A REDE DE SABERES EM MARABÁ: A INTERAÇÃO DA UNIFESSPA COM AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Eliane Leite Félix. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Unifesspa. elpelueli@gmail.com
Alice Silau Amoury Neta. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Unifesspa. aliceamoury@outlook.com.br
Ana Cristina Viana Campos. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Unifesspa. anacampos@unifesspa.edu.br

Introdução
A interação de universidades com escolas de Educação Básica tende a ser de grande valia para as duas partes, para a primeira, melhora o campo de pesquisa pois começa a fazer parte das atividades do dia-a-dia de seus pesquisados. Para a segunda, o ganho vem através de mais participação no que se refere a interação de conhecimentos atuais com conhecimentos futuros no que tange à formação profissional dos alunos de educação básica. Baseando-se nesses pressupostos, esta pesquisa se atentou a interagir com uma escola de ensino médio pois seu público alvo são os futuros alunos da universidade (Ludke, Rodrigues e Portela 2012, p. 60). 

O grupo de pesquisa vinculado ao programa de pós-graduação da universidade procurou “despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em investigações científicas; desenvolver a capacidade de resolver problemas;” (Krasilchik, 2005, p. 85) com método de pesquisa para despertar o interesse dos alunos do ensino médio pelo ingresso em uma faculdade.

Esta interação se deu através de relatos de experiências dos agentes da universidade e dos componentes da escola pública de ensino médio. As “investigações se juntaram então aos estudos voltados para os saberes mobilizados nas práticas educativas, em particular os saberes da ação, do saber-fazer, da experiência, como resultantes da transformação, na práxis dos diversos saberes instituídos” (Therrien, 1997, p. 12).

O objetivo deste relato de experiência foi apresentar a avaliação dos participantes do projeto Rede de Saberes da Unifesspa realizado em Marabá.

Métodos
Este é um relato de experiência desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação em Saúde (GEPEDS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Unifesspa.

A produção dos dados ocorreu no dia 17 de outubro de 2019 durante as atividades do projeto Rede de Saberes na Escola Estadual de Ensino Médio Oneide Tavares, localizada na Folha 30 em Marabá, Pará. Esse projeto tem como um dos objetivos promover atividades de aproximação e interação com as escolas de ensino médio da rede pública, de modo que contribua com o conhecimento dos alunos dessas escolas sobre a Unifesspa. Foram apresentadas informações sobre o acesso à Unifesspa, estrutura dos cursos, as políticas afirmativas e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Um questionário construído pela coordenadora do grupo de pesquisa foi elaborado no Google forms contendo 18 questões objetivas, a saber: idade em anos, sexo (masculino, feminino) e a avaliação dos alunos sobre as ações desenvolvidas no evento em uma escala ordinal de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom).

As respostas foram inseridas em uma planilha do programa Microsoft Excel 2010 para análise descritiva dos dados. 

Resultados e Discussão 
Foram entrevistados 25 (58,1%) alunos da escola e 18 (41,9%) alunos da Unifesspa, sendo que 51,2% eram do sexo feminino. A idade dos participantes oscilou entre 13 e 34 anos, com média igual a 18,2 (±4,7) anos.

Inicialmente, o que se percebe é que a idade entre os alunos varia bastante, sendo essa variação devido ao fato de alguns alunos terem dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem que pode ser por diversos fatores dentre os quais podemos destacar a enorme dificuldade de alunos vindos de escolas públicas levarem mais tempo para conseguir ingressar em uma universidade também pública, pois os “dados nos últimos anos o IDEB que mede o nível educacional das escolas públicas está estagnado, não atingindo as metas do governo” INEP (2016).

De modo geral, os alunos entrevistados se sentiram parte da pesquisa pois pelos dados apresentados houve uma boa adesão dos mesmos no que se refere respostas das questões analisadas.

Os participantes avaliaram positivamente todas as ações desenvolvidas. Destaca-se a avaliação como muito bom em relação à capacidade de comunicação/interação dos alunos da Unifesspa durante as ações (55,8%), a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos da Unifesspa (69,8%), e a explicação sobre as atividades de ensino/pesquisa e extensão da Unifesspa (65,1%).

Tabela 1. Avaliação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas pelo projeto Rede de Saberes da Unifesspa, Marabá, 2019 (N=43).

Perguntas 

n

%

Desempenho geral da equipe da Unifesspa durante as ações



nem ruim nem bom

1

2,3

bom

16

37,2

muito bom

26

60,5

Caráter proativo e inovador das ações de extensão



nem ruim nem bom

2

4,7

bom

15

34,9

muito bom

26

60,5

Participação dos alunos da escola



ruim

1

2,3

nem ruim nem bom

13

30,2

bom

17

39,5

muito bom

12

27,9

Participação dos alunos de graduação da Unifesspa



ruim

1

2,3

nem ruim nem bom

3

7,0

bom

15

34,9

muito bom

24

55,8

Participação dos professores da escola



muito ruim

1

2,3

nem ruim nem bom

10

23,3

bom

14

32,6

muito bom

18

41,9

Participação dos professores da Unifesspa



nem ruim nem bom

6

14,0

bom

22

51,2

muito bom

15

34,9

Coordenação das ações pela PROEX



nem ruim nem bom

2

4,7

bom

20

46,5

muito bom

21

48,8

Capacidade de comunicação/interação da PROEX durante as ações



nem ruim nem bom

3

7,0

bom

16

37,2

muito bom

24

55,8

Capacidade de comunicação/interação dos alunos da Unifesspa 



nem ruim nem bom

2

4,7

bom

12

27,9

muito bom

29

67,4

Qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos da Unifesspa



nem ruim nem bom

2

4,7

bom

11

25,6

muito bom

30

69,8

Explicação sobre as atividades de ensino/pesquisa e extensão da Unifesspa



muito ruim

1

2,3

nem ruim nem bom

5

11,6

bom

9

20,9

muito bom

28

65,1


Considerações finais
Concluímos que a avaliação dos alunos participantes das ações do projeto rede de Saberes foi positiva. A interação de saberes entre a universidade e a escola pode enriquecer e estreitar os caminhos para a aquisição de conhecimento e contribuir positivamente com a escolha profissional dos alunos do ensino médio.

Este estudo possui limitações, mas o uso de formulários curtos online foi produtivo e essa discussão necessita ser ampliada para a comunidade em busca de se ampliar horizontes no desenvolvimento da educação.

Referências
BRASIL. INEP. Resultados do Índice da Educação Básica de 2016. Disponível em <http://www.mec.gov.br> Acesso em: 30 de outubro 2020.

LÜDKE, M.; RODRIGUES, P. A. M.; PORTELA, V. C. M. O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. RBPG, Brasília, v.9, n.16, p.59-83, abr. 2012.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2005. 

THERRIEN, J. Saber da experiência e competência profissional: como os docentes produzem sua profissão. Contexto e Educação, Ijuí, v. 12, n. 48, p. 7-36, 1997.

Comentários

  1. Rede de saberes uma otima interação entre a unifesspa e seus futuros alunos.
    Essa interpretação melhira a comunicação entre grupos que futuramente terão vínculos fortes.

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